Conhecimento nos guia para o melhor caminho

Hoje em dia o casamento já não é o mesmo de algum tempo atrás. Muitas coisas mudaram, decoração, maquiagem, bolos, etc., entretanto, o que mais mudou nessa época é o modo como se faz o video, os videos agora são bem mais dinâmicos, gostosos de assistir, são praticamente uma extensão do cinema, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que o video e as fotos sejam melhores registrados. Pensando nisso criamos esse espaço com algumas dicas úteis para os noivos.

     Dicas importantes para os noivos

 Introdução

  As dicas que serão descritas a seguir não têm de forma alguma a intenção de interferir negativamente ou invasiva nesse momento tão especial que é o seu evento. O principal interesse nessas dicas é justamente o contrário, deixar o evento melhor registrado com uma cobertura mais perfeita e agradável. Diante de alguns acontecimentos aliado a nossa experiência em eventos compilamos algumas pequenas dicas para auxiliar e ajudar os cinegrafistas, os fotógrafos, os músicos, as cerimonialistas e demais envolvidos na festa, que, assim como nós, buscam um constante aprimoramento na arte de agradar e encantar os clientes, para que possamos trabalhar em conjunto, pois, algumas consequências decorrentes de um serviço mal pensado pode afetar o trabalho dos outros profissionais. Espero que esse mini guia seja útil, ele nada mais é que uma pequena retribuição do carinho que temos recebido.

                                                                                Atenciosamente, Junio Cesar

                                   --------------------///////------------------- Para uma melhor compreensão e facilitar o estudo as dicas serão divididas em alguns tópicos: - Qual profissional contratar - Quantidades de câmeras - Conceito de passarela livre - Iluminação na festa - Comportamento no evento dos profissionais e dos noivos - Escolhas das músicas para o dia do evento e para o video - Dicas de audio - Salão e decoração - Coisas legais para usar na festa - Dicas de sites  

Qual profissional contratar?

A escolha de um profissional gabaritado faz toda diferença para registrar um momento tão importante e tão singular em suas vidas, não adianta procurar o menor preço, pois, essa é uma atitude precipitada e errônea, escolher o melhor custo-benefício é até aconselhável, o que não se deve fazer é extinguir o fator qualidade e principalmente a confiança e a responsabilidade. Não se deve correr o risco de seu evento não ser bem registrado, outro fator importante é a sensibilidade, o "feeling", sentimento que o profissional consegue passar para o video e ou foto. Logo quando o casal vai escolher o profissional, no primeiro contato, eles já devem sentir a confiança nele e adquirir uma certa afinidade, caso não tenha essa afinidade corre o risco do trabalho também não ser tão bem feito, isso ocorre porque o profissional precisa se sentir seguro com o casal e o casal se sentir seguro com ele, dessa forma cria-se uma certa liberdade, importantíssima, seja para pedir algumas coisas, seja para mudar a posição para conseguir um ângulo melhor, a direção de cena, seja para alterar ou gravar novamente um depoimento. O profissional também tem que ter caráter, não adianta ele tirar fotos como ninguém, saber um monte de técnicas, se não tem um comportamento decente, se fica mexendo com os convidados, bebendo, cantando as amigas dos noivos, usando roupas demasiadamente chamativas, o bom senso deve imperar.

O que se deve buscar em um profissional?

            Não precisa ser formado em cinema, não precisa ser formado em fotografia, mas, obrigatoriamente  precisa conhecer fotografia e saber conceitos de cinema. Uma olhada em seu trabalho já dá para identificar essas características. O bom profissional sempre procura conhecer os seus equipamentos, faz cursos e lêem muito, seja na internet, revistas ou livros, é uma busca incansável por aprimoramento. O investimento em equipamentos e um ótimo senso artístico destaca o profissional do amador, que, com um bom atendimento ao cliente, ele  tira todas as dúvidas e esclarece como é feito o seu trabalho, responde Emails prontamente, retorna ligação quando necessário e fornece material de amostra condizente ao que o cliente procura. Tudo isso custa caro e exige tempo, por esses e outros motivos que quem faz um trabalho bem feito não consegue competir em preço com quem faz um trabalho mais simples. Um  pouco mais adiante retornarei nesse ponto e explicarei melhor a questão valor e como ela é calculada.  

Quantidade de câmeras

Esse é um item de suma importância, o que costumo adotar é o seguinte:                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

- Comece sempre com no mínimo 2 câmeras, é o básico para se ter um pouco de segurança, essa quantidade é recomendável para até 300 convidados. - 3 até 500 - 4 acima de 500 Claro que você pode filmar sua festa com uma única câmera, porem, não terá o mesmo impacto, dinamismo, se o mesmo fosse filmado com mais, outro porem, é a evidente perda de detalhes importantes da sua festa, já que, por motivos óbvios ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, sem contar o grande risco que corre de perder o vídeo gravado, caso aja algum problema na câmera, que infelizmente pode ocorrer com qualquer equipamento. No caso disso ocorrer tendo duas câmeras, pelo menos permanece o registro na outra. Segurança é muito importante.  

Passarela livre

Hoje muito se tem falado nesse conceito, que consiste em deixar, como o próprio nome diz, a passarela livre, não ficar nenhum fotógrafo ou cinegrafista na passarela, corredor da igreja ou salão, quando os padrinhos, pais e noivos trafegam por ela. Esse é o modo correto a meu ver, porque caso contrário, o fotógrafo atrapalha o cinegrafista ou vice versa, converse com o fotógrafo contratado a esse respeito, é de suma importância, não existe outro lugar com visão melhor a não ser na frente e inicio do corredor, se eles forem para o meio do corredor com certeza os noivos não aparecerão, os pais que estão no altar também não terão uma visão privilegiada. Exemplo de fotógrafo atrapalhando Exemplo de fotógrafo na frente dos noivos. Uma forma de amenizar esse pro-blema é o fotógrafo entrar para tirar a foto e depois sair da frente, mas isso dificilmente ocorre. Observe de onde as fotos e o video são feitos du-rante a visita no escritório do fotógrafo e do cinegrafista, pergunte como eles trabalham, é uma segurança a mais. Outro item importante diz respeito a quantidade de pessoas que passam na passarela ao mesmo tempo uma do lado da outra, seja ela, noivo, noiva, pais e padrinhos. Vou explicar com mais precisão, muitas vezes o casal é bem apegado aos pais e eles querem demonstrar, provar isso em sua cerimônia religiosa, para isso convida os pais (o casal) a entrar junto com o noivo ou a noiva, acho isso muito bonito e apoio esse gesto bonito de amor e gratidão, também amo muito os meus pais, o problema ocorre quando querem entrar todos juntos e o corredor é muito estreito ou o decorador colocou vasos com arranjos enormes nele, atrapalhando a passagem e correndo o risco que alguém esbarre, muitas vezes os três tem que se desviar fazendo pequenos movimentos e se espremendo no meio do corredor, esses movimentos não aparece bem no vídeo. Isso é algo que tem que ser pensado antes inclusive para evitar acidentes, pior fica quando juntam esses dois fatores: corredor pequeno e vaso muito grande. image002             A imagem acima é o modo adequado de utilizar os vasos com flores no corredor, observe que eles ficam abaixo dos ombros, dessa forma não atrapalham a filmagem nem as fotos, quando os vasos são mais altos que os ombros, o risco de perder o rosto dos noivos e padrinhos quando estão entrando, passando naquele local, é bem alto.             Veja outros exemplos de decoração simples no corredor e que ficou muito lindo e ainda não atrapalha filmar e fotografar. image003  image004             Esses eu achei bem elegantes, observe como os vasos são baixos.                                                                       Durante a filmagem pode ocorrer de sua cabeça ficar atrás do arranjo do vaso, prejudicando vê-la por um breve período de tempo. E se ainda assim querer usar vasos grandes em suportes altos use-os somente na entrada do corredor, onde atrapalha menos. Se bem que hoje existe outras formas de decoração do corredor de casamento que ficam muito bonitas e sem vasos grandes, tem gente que usa gaiolas decorativas pequenas, enfeites de acrílicos no chão, árvores secas decorativas, etc. Para as entradas dos padrinhos, na igreja, deve ser seguido o seguinte princípio para que todos eles apareçam na filmagem e principalmente na fotografia, isso evita que cada casal pare no corredor durante a entrada: - Eles devem manter uma distância um do outro de mais de 5 metros, e, ainda minha outra sugestão é para que eles andem devagar, assim sobra mais tempo para aparecer no vídeo. Quando um está logo atrás do outro e a igreja possuir um altar alto, não tem problemas pois dá para filmar lá de cima e pegar todos. Esse problema é muito acentuado quando o casal anterior é mais baixo. Em hipótese nenhuma mande a daminha entrar logo em seguida que um adulto entra, ela simplesmente some, quem está lá na frente não consegue vê-la, veja o que ocorre. image005 Observe que atrás do noivo, na linha da cintura, aparece um vulto de uma pessoa, a daminha, estamos em um ângulo bom, mas a daminha simplesmente não aparece, se estivéssemos gravando somente com duas câmeras teriámos perdido a entrada da daminha, simplesmente porque ela entrou junto e atrás do noivo, lembra da escola, os pequenos na frente, isso é bem válido nesse momento. Para que ela entrasse e pudesse ser melhor vista, deveria entrar sozinha. Fica muito mais bonito e interessante. Claro que filmamos ela com outra cam no final do corredor. Veja que lindinha. image006 Voltando no assunto da entrada coletiva dos padrinhos, um logo atrás do outro, quero deixar claro que isso nem sempre é desvantagem, a vantagem de entrar mais perto um do outro é que o tempo de entrada será menor.  

Iluminação na festa

 

 A física define bem: “Sem luz não há cor”. Não importa o tipo de câmera, o tipo de lente por mais clara que seja ou o profissional por trás dela, fato é que sem luz não se consegue uma imagem bonita, com menos ruído e com mais detalhes, sem contar que, a definição das cores e contrastes geram uma dramaticidade única proporcionando uma beleza e um aconchego sem igual. A luz, seja ela na residência, no trabalho ou em seu evento promove sensações bem distintas dependendo das cores usadas para elas, não quero me aprofundar nisso, na internet tem muito material a respeito, vou me ater em como elas podem afetar o video. Sem luz não conseguimos pegar com perfeição as expressões, que por sinal são muitas em um evento, principalmente em casamentos onde as emoções estão a flor da pele, e é essa emoção que será registrada para sempre. Vide os fotógrafos, dificilmente tem um que trabalhe sem flash, e quanto têm, eles usam luzes contínua. Alguns decoradores, não descobri o porquê, continuam apagando as luzes quando os noivos vão entrar. Não faz sentido nenhum isso, em um momento tão importante quanto as entradas dos noivos ou debutantes, apagarem as luzes, para quê isso? A decoração está linda e é ela que contribui e se harmoniza com a beleza do casal, as imagens se tornam mais dinâmicas, mais bonitas quando bem iluminadas e não no escuro. Vejam a diferença dos americanos e de outros países desenvolvidos, o casamento normalmente ocorre durante o dia, justamente para aproveitar o máximo possível a luz do ambiente. Logo abaixo no item a respeito do Buquê pode se ver a diferença de uma imagem com luz e outra sem luz, tire sua própria conclusão. Por isso usamos luzes auxiliares, não em cima da câmera para atrapalhar e ofuscar os convidados e os noivos, mas em pontos estratégicos para compensar a falta delas no ambiente. Luz é vida! Outro problema que ocorre é em relação as luzes decorativas. Evite usar luzes âmbar embaixo do bolo ou de onde você ficarão algum tempo expostos para tirar fotos, você ficarão com cara de "tangerina" como diz um amigo meu. Luzes rosas e vermelhas onde será a recepção dos convidados é outra furada, o rosto das pessoas ficam estranhos, causam uma sensação ruim. Claro que não devem ser evitado colocar luzes decorativas, pois enriquecem muito o ambiente, tornando-os muito mais aconchegante e belo, o que é preciso é evitar essas luzes onde o casal ou os convidados ficarão expostos, pois alteram as cores dos rostos. Por exemplo coloque as luzes apontadas para as paredes e ou objetos específicos que desejam dar um destaque, como por exemplo a mesa de flores e doces. Luzes azuis e verdes costumam atrapalhar menos. Quando se misturam luzes com temperaturas, cores, diferentes no mesmo ambiente, mesmo que sejam luzes comuns, como: florescentes e tungstênio, spots, etc., há uma variação de cor naquele local, o resultado é que parte do ambiente ficará de uma cor e parte ficará de outra cor, quando uma pessoa estiver andando por exemplo, ora o vestido ficara de uma cor, ora de outra cor. Muitas vezes o primeiro plano está com uma cor e o segundo com outra cor, isso não, repito não é um defeito, mas uma característica do local. Veja um exemplo: Fotos desfocadas para preservar a identidade das pessoas. Fornecidas pelo Tiago Cardoso. image007 Na pista de dança é óbvio que isso não tem problema nenhum, é até importante que tenha muitas luzes multicoloridas, o efeito é bem interessante e dá um aspecto alegre e festivo para o ambiente . Mesmo assim nesse momento usamos luzes auxiliares LED para quebrar o pisca-pisca dos efeitos estroboscópicos. image009 image010 Veja o uso da iluminação auxiliar para diminuir o efeito da luz ambiente.  

Fumaça na pista de dança

 

            Já que estamos falando da pista de dança, quero ressaltar outro inconveniente que ocorre na pista: a fumaça. Quando o DJ, banda, solta muita fumaça e ela se junta com a iluminação do ambiente ocorre um fenômeno parecido com o que se passa quando se acende a luz alta do carro em uma pista com neblina, não se vê praticamente nada na frente do veículo. Saindo da autopista para a pista do salão de festas, as luzes coloridas ou não do DJ junto com a do fotógrafo e as vezes até do cinegrafista cria um ambiente inadequado para a visão e para a câmera. Como se isso não bastasse, a coisa pode piorar, quando o momento for de suma importância, como um elogio, uma declaração, uma dedicatória dos noivos, amigos ou pais no microfone, uma brincadeira, ou até quando se joga o Buquê, o ambiente se enche de fumaça. Imagine a cena - o noivo faz questão de escrever um depoimento, olha que homem é difícil para escrever uma declaração viu, então chega o grande momento, ele sobe até o palco ou utiliza o chão perto da noiva, pega o microfone e começa a falar, tudo está emocionante, mas de repente a fumaça surge para atrapalhar tudo, o rosto emocionado dele e as lágrimas que ele retirou da noiva simplesmente somem no meio da fumaça. Isso poderia ser uma ficção, entretanto não é, acontecem muito. Pede para o DJ maneirar um pouco, usar fumaça só o suficiente, na hora que alguém fala nunca usar fumaça.             Olha como a foto ou o video fica bonito nessa hora, os noivos emocionados se olham apaixonadamente, é quase uma piada de mal gosto. image011             Mais uma foto com muita fumaça, observe que tanto faz a luz acesa ou apagada o resultado é ruim da mesma forma. No anterior a luz está ligada, nesse a luz está desligada. image012   Tem uma outra coisa que alguns DJs andam fazendo que não entendo, primeiro acendem as luzes na hora de jogar o buquê, isso é ótimo claro, se não fosse por um pequeno detalhe, na hora que a noiva joga o Buquê eles apagam as luzes, sabe o que acontece? Ninguém vê o Buquê, não se consegue fotografar e muito menos filmar, esse pequeno gesto já é o suficiente para se perder esse belo momento, uma brincadeira tradicional e descontraída que não dá para se repetir. Parece aquelas festas de aniversários infantis antigas em que se apaga a luz para cantar parabéns...fala sério.             Veja com luz. As convidadas esperando ansiosamente. image013

 

Comportamento dos noivos

 

            Vou iniciar com uma pergunta. Na sua festa você pode fazer o que quiser? Na prática não é bem assim, algumas medidas devem ser tomadas para evitar que o registro do dia mais importante de suas vidas não fique chato e o vídeo e foto saiam feios, pois afinal de contas, eles são apenas a cobertura do evento, caso você esteja de mal humor isso afetará o resultado final do trabalho. A dica é: nada de ficar de cara amarrada - como diz minha mãe - sorri, sorri e sorri, esquece os problemas do dia-a-dia, esquece as dívidas do casamento, esquece que o Cinegrafista e fotógrafo cobrou caro, que aquele sapato tão lindo que você queria não tinha o seu número, enfim fique de bem com a vida. Para diminuir o estresse, é fundamental contratar uma cerimonialista que cuide de tudo da festa para você se preocupar o mínimo possível, escolha profissionais que te faz sentir segura, dispense quem não se parece com um profissional de verdade, o bom profissional sabe o que faz, é bem reconhecido em sua área e bem indicado, desconfie de quem cobre muito abaixo do preço de mercado, não tem como fazer milagre, uma empresa trabalha com lucros, para se trabalhar com preços baixos automaticamente a qualidade cai, fato. Como não ficar tão nervosa, preocupada em um dia desses? O primeiro passo foi dito anteriormente, o segundo é descanse bem, é super importante que vocês estejam descansados e bem dispostos. Durma bem cedo no dia anterior, dormir ajuda muito, embora eu duvido muito que vocês dormirão, tem gente que toma um chá, outros tomam uma bebida, lê um livro, converse com os pais, aproveite a oportunidade e fale como eles são importantes em sua vida, etc. Vocês terão uma grande jornada pela frente e irão se cansar muito nesse dia. Tem uma coisa que tudo mundo aprecia, a gentileza, não existe nada mais bonito que ser simpático, de bem com a vida. Seja gentil, cumprimente as pessoas sorrindo, abrace-as e beije-as, são seus amigos e familiares que estão na festa. A coisa mais linda que existe é o sorriso de uma noiva, não perca a oportunidade de ter um dia especial, dê um abraço forte em seus pais, dance com eles, pegue-os no colo, retribua em dobro tudo de bom que eles fizeram por vocês, por mais simples que for sua festa faça dela uma momento único e torne-a eterna em suas vidas. Basta fazer um gesto simples de gentileza e doçura. Como diria o Lulu Santos "Dance bem, dance mal mas dance sem parar". Mate dois coelhos com uma cajadada só. Para se ter maior disposição uma aula de dança ajuda muito, e, por outro lado, ainda contribuem para a animação da festa dançando junto com os convidados. "Bora" fazer aula de dança. Outra coisa que já vi gente fazendo é contratando dançarinos profissionais que ficam no meio das pessoas como convidados, eles fazem passinhos e animam muito. No religioso fique envolvida com o que está acontecendo, não ligue para os chatos dos cinegrafistas ou dos fotógrafos, quanto menos olhar para eles mais interessante e espontâneo fica seu vídeo e fotos. Se quiser olhar, olha para o seu noivo, dê uma piscadinha, sorri para os seus pais que estão no altar junto com vocês, fica muito legal no video.  

Dicas para o audio

 

            Falar no microfone em um casamento, acho que é um dos momentos mais difíceis que têm. Nessa hora, no momento das trocas de alianças e nos votos matrimoniais para não ter problema com o audio na hora da edição é imprescindível não ter nenhum som ao fundo, seja instrumental, coral ou misto pois, não possibilita uma edição criativa e muito menos uma boa audição das suas vozes, muitas vezes essas vozes ficam até inteligível porque acrescenta um momento tenso, onde a voz se modifica por natureza, e um instrumento tocando ao fundo, já é o suficiente para prejudicar o áudio de todo aquele momento importantíssimo dos votos e da troca de aliança, quando não prejudica muito, pelo menos algumas palavras acabam não dando para ouvir, principalmente aquelas de final de frase, como "Amem" por exemplo. Para evitar de ocorrer esse problema pede para os músicos não tocarem nesse momento, qualquer som e ou música pode ser posta na pós quando estiver editando o vídeo, dando muito mais liberdade de edição. Esse problema é ainda aumentado caso seja escolhido o short film que exige muito mais detalhes nos sons e utiliza uma montagem mais criativa do vídeo. Algumas igrejas autorizam gravar o áudio diretamente da mesa do padre, isso é bem raro, quando isso acontece garante uma melhor preservação e qualidade do áudio gravado e não atrapalha no andamento da edição, dessa forma, não é necessário excluir a música de fundo nos votos  se o instrumental não for ligado nessa mesa também. Essa dificuldade em retirar a voz do instrumento ocorre devido a mixagem que é feita na hora e pela falta de recursos das mesas usadas nas igrejas. Quando o fundo musical se mistura com o audio principal da voz e você necessita amplificar somente o audio principal, o fundo aumenta junto causando inúmeros ruídos e impossibilidade de misturar com outra fonte de sinal, seja ela instrumental ou uma música completa.  

Escolha das músicas

 

            Está aí um tema difícil de lidar, quando envolve gosto pessoal qualquer tentativa de indicação se torna nula ou corre o risco de ficar obsoleto devido a alta velocidade de mudanças que o mercado musical se encontra. Algumas dicas entretanto podem ser dadas para não errar na escolha. Procure em sites especializados de bandas de casamento e converse com a cerimonialista. Para o video o mais recomendado são músicas atuais, músicas que lhe faz lembrar momentos que vocês passaram juntos, escolha um mix de aproximadamente 20 músicas, que sejam dançantes, românticas, R&B, MPB, Rock Pop, Sertaneja e Samba eventualmente pode ser usado. Para a entrada da noiva na Recepção, hoje se usa muito músicas dançantes. Quando na Recepção dos convidados vai bem Jazz, Pop, Rock Pop e se quiser pode recebê-los com violinos na entrada do salão também. Na hora da boate o DJ tem que ter liberdade, pois ele escolhe as músicas baseadas no ânimo da galera e isso é bem variável. Algo que parece até brincadeira mas devo resaltar, quando forem escolher músicas verifique o conteúdo delas, procure compreender o que o cantor está dizendo, por favor não vai por músicas que remetem a traição, principalmente entrada de vocês noivos, com certeza será alvo de deboche, estou dizendo isso porque já aconteceu, o casal escolheu um Samba " Estou fazendo amor com outra pessoa,  mas meu coração..." fala sério, se não fosse triste era até engraçado. Quando optarem por músicas internacionais descubra o significado também porque corre o mesmo risco de cair na armadilha exposta anteriormente. Como sempre a internet é uma grande aliada nessa horas, procure por vídeos de outros casais, existe uma grande variedade e com certeza alguns deles serão do seu agrado e servirá de base para a escolha de suas músicas.

 

Salão, decoração e preço

 

            Hoje em dia o que mais se fala é em economia, é em melhor custo-beneficio seja em nossos lares ou nas empresas, e eu também não sou diferente, acredito que quanto melhor conseguirmos investir nosso dinheiro, bem melhor será para nós, para o País e para a família. Partindo desse princípio podemos aplicar a regra no seu evento também, muitas vezes nos deparamos com perguntas do tipo "qual salão alugar, qual decorador, é melhor comprar ou alugar? Claro que para quase todas as perguntas as respostas são variadas e muito relativas, há de se notar que qualquer coisa que faremos devemos parar e analisar com um pouco mais de calma. Coloque tudo no papel, anote tudo, sente com o seu noivo e família e discuta formas alternadas de conseguir aquilo que deseja, por isso é fundamental ter diversos orçamentos, nunca faça uma escolha baseada somente no preço. Como exemplo suponhamos que fará um evento para 300 convidados. Vamos nos ater no salão, a primeira coisa para iniciar a escolha é saber se ele tem ar condicionado, não dá para fazer uma festa em um salão sem ar, principalmente se for casamento, a maioria das pessoas vão de terno, caso escolha um salão sem ar, prepare o bolso para as cervejas extras e as águas, o consumo aumenta. Depois de fazer uma pesquisa de mercado você encontrou alguns valores: Salão A ------R$ 3000,00 Salão B ------R$ 4000,00 Salão C ------R$ 7000,00 No salão A se for considerar o preço, seria o mais adequado,  por outro lado durante a visita foi constatado que neste salão exigiria muita decoração extras e diversas cortinas para esconder alguns defeitos e torná-lo mais aconchegante, resultando em um custo maior, seria necessário desenbolsar mais 3000 reais de decoração, e alem de tudo isso, o salão comporta 300 pessoas apertadas, impossibilitando uma perfeita locomoção dos garçons, mais um problema aqui, atrasa na entrega das bebidas e comidas, sem contar com o desconforto de toda hora que o garçom passar o convidado ter que puxar sua cadeira, isso também é válido para quem quer por mais convidado que o salão suporta. Repare como alguns aspectos interfere em outros. Nesse salão também os ângulos de câmeras seriam prejudicados e esquece aquelas imagens suaves da câmera passando por entre as mesas. Com um exemplo simples já dá para se ter uma noção básica do que escolher, se por exemplo o salão B estiver com condições parecidas, o salão que custa mais que o dobro é o mais vantajoso, por incrível que pareça. Lembre-se, que para uma boa recordação é necessário verificar diversos fatores e as equipes de filmagem e de fotografia precisam ter condições para trabalhar.

Algumas dicas de decoração:

            O vaso do centro da mesa. Esse como já disse anteriormente no tópico sobre a passarela o seu uso tem que ser pensado para não atrapalhar os noivos e nem os convidados. O problema ocorre quando ele é muito grande, ele pode ser enorme quando se usa como parte da decoração do ambiente. O grande problema acontece quando se coloca um vaso muito grande em cima da mesa dos convidados, não precisa ser necessariamente um vaso em cima da mesa para atrapalhar, qualquer objeto de dimensões exageradas atrapalha os convidados até mesmo para conversarem, muitas vezes atrapalha tanto que os convidados acabam retirando o vaso da mesa. Vou postar algumas fotos de exemplo de como esse enfeites devem ser, não vou postar exemplo deles atrapalhando para não constranger ninguém. image014 Observe que você pode usar pertences pessoais para compor essas mesas, como quadros. Nesse outro exemplo foi usado livros, achei muito interessante, pode servir inclusive como brindes para os convidados. image015 Olha que lindo esse outro exemplo, simples e muito elegante. image016   É bem claro que faremos o possível e tentaremos o impossível para registrar da melhor forma o seu evento, muitas vezes superando obstáculos intransponíveis. Para terminar desejo tudo de bom para o casal, espero que este seja apenas o inicio de uma bela vida a dois, que Deus os abençoe e os guie no melhor caminho para a felicidade. Um forte abraço;

                                                            Junio Cesar.

"O bom profissional respeita o seu cliente"

Coisas legais para usar na festa

 

  - Placa com dizeres do tipo "corra que ainda dá tempo" para os pajens entrarem antes da noiva. image017 - Placa no estilo mãozinha do Face para usar na hora da dança, "eu curti". - Chuva de confetes para entrada da noiva no salão e para hora da dança do casal o efeito é muito bom, fica muito mágico. image018 Confetes na hora da dança.  - Um outro exemplo legal, é a noiva pegar um microfone sem fio antes de entrar para a cerimônia religiosa e fazer uma declaração para o noivo lá fora sem ele ver, fica bem emocionante também. - Jogar alpiste na saída dos noivos da igreja, o arroz prejudica alguns pássaros, é mais "verde" o alpiste. - Têm igrejas que não podem jogar nada na saída, uma opção seria jogar bolhas de sabão, outra é usar fogos de artifícios.  

dicas de sites

Um pouco mais de dicas sobre a importância de contratar um bom fotógrafo. http://www.wedding.photos.uol.com.br/caracteristicas-que-nao-podem-faltar-num-fotografo-de-casamento/ Para comprar vestidos, nunca vi tantos e tão bonitos vale a pena conferir, nem que seja para servir de modelos para vocês, também têm enfeites e convites. http://www.lightinthebox.com/pt/c/vestidos-noiva_1181 Sites de exemplos de casamento americano: A simplicidade predomina http://blog.viroucasamento.com.br/casamento-americano/ Músicas para casamento http://blog.viroucasamento.com.br/category/musica-para-casamento/ Decoração simples http://www.palavraslevaovento.com/2010/10/decoracao-mini-wedding-festa-em-casa-ou.html Uso de gaiolas dá um toque refinado ao casamento, pode ser usado sobre a mesa, pendurados ou embaixo delas. http://hotspot-bp.blogs.sapo.pt/160636.html Etiqueta no casamento http://onossocasamento.pt/artigos/etiqueta-para-a-cerimonia-do-casamento Economizar no casamento http://www.tocasando.com.br/noticia.aspx?id=3326 Dicas de organização antes do casamento

Boa Sorte!

Que Deus te guie nessa nova fase